"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
Paulo Freire
quinta-feira, 2 de maio de 2019
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Atividade 1 modulo 3 Projeto Uca
Segundo Piaget, os educadores precisam ensinar os alunos a pensar para poder inovar o quê já está pronto, e, para que isso aconteça é necessário que acompanhem essa evolução, vamos dizer no momento da tecnologia é necessário que os alunos incorpore novas aprendizagens.
Atividade 2 do modulo 3 Projeto Uca
Sempre antes de iniciar um novo conteúdo procuro fazer perguntas para saber o que eles já sabem seja por leitura ou por observar o seu cotidiano. Daí, peso para eles explorarem o texto e levantar sua hipótese depois discutiu o pensamento de cada um. Por exemplo, quando apliquei o conteúdo sobre alimentação saudável questionei-os sobre o chocolate e a maças qual dos dois era mais saudável? Assim os conhecimentos prévios dos alunos puderam vir à tona.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
01 – Identificação
Escola: E.E.Manoel Gomes
- Professora Formadora:
Abner
Carlos
- Professores envolvidos:
Cristina de Jesus Araujo Almeida
Jucineide Silva
Rosimeiri Alves da Silva
02 - Área do Conhecimento:
Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias
03 - Disciplina:
Matemática
Informática
Ciências
04 – Título:
Avanços e Mudanças do Mundo Tecnológico
05 - Bloco de conteúdos:
Lixo Tecnológico
Histórias e avanços das tecnologias
Estatística e Gráficos
06 – Conteúdo:
Poluição ambiental com relação ao lixo eletrônico
Ciências Tecnologias.
07 - Capacidades a serem desenvolvidas:
Conscientização com relação ao lixo eletrônico
Compreender a importância da tecnologia no cotidiano
Montar e identificar no gráfico as informações pesquisadas
08 - Objetivos: (cada objetivo programado terá relação com as ações a serem desenvolvidas)
- Sensibilizar a comunidade escolar e os moradores do bairro sobre o mal que o que tem jogando lixo eletrônico nos lixos comuns no bairro;
- Promover palestra sobre lixo eletrônico com a participação dos alunos;
- Recolhimento dos lixos eletrônico coletado pelos alunos e comunidade;
- Entregar folhetos com informações sobre a importância de se enviar o lixo eletrônico para locais certos e identificar os locais onde recebe esse tipo de lixos.
09 - Público alvo:
8º Ano
10 - Tempo estimado:
6 meses
11 - Material necessário:
Saco de lixo, caixa de papelão, papel a A4, cartolina, caneta pincel, camisetas bonés para os participantes do projeto uma celular para premiação.
12 - Desenvolvimento:
Pesquisa na internet, pesquisa de campo, coleta no bairro e mutirão visitas com coletas nas escolas circunvizinhas e um concurso de redação sobre lixo eletrônico.
1ª Etapa:
Pesquisa na internet e de campo no bairro.
2ª Etapa:
Folhetos cartazes visitas nas escolas circunvizinhas e recolhimento dos lixos eletrônicos
13 - Avaliação:
Concurso de redação, paródia e exposição do lixo eletrônico recolhido.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
21 de setembro dia Árvore
O dia da árvore inicia um novo ciclo onde tudo que parecia estar sem vida reaparece verde, florido e exuberante. Assim é a natureza se renovando e mostrando o quando ela é importante para nossa sobrevivência. Todos precisam ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.
Vamos fazer nossa parte, plante, cuide e adote uma árvore.
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Matemática da Vida
Matemática da Vida
Em nossa vida, como na matemática, devemos: - Somar alegrias; - Diminuir tristezas; - Multiplicar felicidade; - E dividir amor.
Nestas dimensões, certamente todos gostamos da matemática.
Somar alegrias :Quem vive sozinho, longe dos outros, sem compartilhar alegrias, sem permutar experiências, diminui sua própria alegria e não alcança a felicidade. Ficamos, às vezes, penalizados, vendo tanta gente que ainda não fez esta descoberta. Pessoas que se fecham sobre si mesmas, por medo ou egoísmo, palmilham caminhos errados. Quem teme perder sua alegria, repartindo-a com os outros, ainda não aprendeu a psicologia humana. Diminuir tristezas
A vida tem dessas compensações gratificantes.
Quando conseguimos minorar a tristeza, nós é que saímos lucrando. Uma das mais profundas satisfações reservada a um coração humano é restituir o entusiasmo, a coragem e o otimismo aos irmãos da caminhada. Multiplicar felicidade Na família, no trabalho, na comunidade, em qualquer lugar onde plantamos felicidade, nós a multiplicamos. Felicidade partilhada é felicidade pessoal multiplicada. Dividir o amor Em matemática, quando dividimos um número pelo outro, o resultado final é sempre menor. Nas dimensões do amor humano, acontece exatamente o contrário. Dividir o amor com os outros é multiplicá-lo, é aumentá-lo. Todo aquele que divide seu amor com alguém, descobre em seguida ter multiplicado seu amor. Somar alegrias, diminuir tristezas, muitiplicar felicidade, dividir o amor: é o mais lindo programa de vida que podemos abraçar. O ser humano é comunicativo por natureza. Não agüenta viver sozinho. O individualismo é o caminho mais certo da infelicidade, para a solidão. Somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade e dividir amor é a rota mais segura da Alegria de Viver. São estes os misteriosos caminhos da vida.
Assinar:
Postagens (Atom)


